“Unus pro omnibus, omnes pro uno” (Um por todos e todos por um) – essa frase, conhecida internacionalmente como o lema dos Três Mosqueteiros, romance de Alexandre Dumas, pode ser relacionada diretamente com o Cooperativismo, uma forma de organização econômica que prioriza a cooperação em prol de objetivos em comum.
Numa cooperativa, todos se unem para trabalharem juntos em um ramo específico e repartirem os resultados. Dessa forma, também ajudam, consequentemente, a mudar o mundo, deixando-o mais justo, democrático e solidário.
Nas cooperativas de saúde e de enfermagem, especificamente, não é diferente. Além dos objetivos em comum a todas as cooperativas, enxergo essas organizações como uma opção segura de contratação para profissionais e empresas, trazendo mais benefícios aos clientes. Além disso, uma cooperativa possui diversos recursos, fazendo com que hospitais, ambulatórios e domicílios possam contratar as cooperativas de saúde com a garantia da reposição de profissionais qualificados e uma excelência de prestação de serviços.
Legalmente esse tipo de cooperativa deve ser formada por, no mínimo, 20 profissionais e seguir como rigor a Legislação Cooperativista, reforçada pela Lei 5764/71, que define a política nacional de Cooperativismo, e pela Lei 8949/94, que cria as cooperativas de prestação de serviço sem caracterização de vínculo empregatício. Outra Lei importante é a 12.690/2012, que trata da organização das cooperativas de trabalho.
Acredito que uma cooperativa de enfermagem e/ou saúde deve se destacar pela qualidade dos serviços prestados e pela educação continuada de seus cooperados, além de gerar trabalho, renda e cidadania para seus membros. E é nesse sentido que a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e de Saúde do Nordeste do Estado do Ceará (Coopernordeste-CE) se destaca. Entendo que os nossos princípios são fundamentais para o nosso crescimento, por isso compartilhamos sempre com nossos cooperados sobre o Cooperativismo, para que todos compreendam como funciona e quais suas vantagens dentro do mercado de trabalho e no âmbito social.
A Coopernordeste-CE ainda é uma cooperativa com poucos anos de existência – ela foi fundada em 2014 – mas já crescemos bastante e continuamos crescendo, muito por conta do profissionalismo dos nossos cooperados e por levarmos a sério os princípios cooperativistas, acreditando sempre nos valores de ajuda mútua, equidade, honestidade e transparência. Por isso, eu desejo que a cooperativa e todos nós continuemos crescendo não só como excelentes profissionais de saúde, mas também como humanos solidários e democráticos.
Pensando em ampliar a nossa atuação com base nesses princípios, principalmente a transparência, criamos um canal de acesso em que o cooperado pode se comunicar diretamente comigo. Para quaisquer dúvidas, críticas e sugestões, mande e-mail para presidencia@coopernordestece.com.br
Um abraço a todos!
Cristina Melo Bandeira
Presidente da Coopernordeste-CE