Publicado em 27/03/2020

Os cuidados e a prevenção que o profissional deve ter no combate ao coronavírus

Diante da crise desencadeada pelo aumento de casos de infecção e mortes provocados pelo COVID-19 no Brasil, que colocou parte do país de quarentena, pudemos observar a importância dos profissionais de saúde. Eles estão na linha de frente do combate ao coronavírus e são eles que atendem os infectados e entram em contato direto com o vírus.

Mesmo "armados" com jalecos, máscaras e luvas, profissionais da saúde também estão expostos na defesa da população em um combate que, até agora, tem deixado baixas em todo mundo.

Nessa pandemia, já decretada pela Organização Mundial de Saúde - OMS, toda sociedade é, inevitavelmente afetada. Se não pelo vírus, será pelas medidas protetivas que estão sendo tomadas para que se evite a disseminação do vírus, ainda mais.

Essa doença não faz distinção entre classes, entre raças ou entre idades, porém é fatal ao atingir alguns grupos, especialmente a população de mais idade e pessoas com doenças crônicas.

Protocolos de prevenção

É preciso proteger os profissionais da saúde em situações de risco e seguir um protocolo é essencial. Para proteger esses profissionais da infecção pelo COVID-19, o Ministério da Saúde disponibilizou diversos arquivos com instruções. Vejamos alguns:

-Equipamentos de uso compartilhado entre as pessoas (por exemplo, estetoscópios, aparelho para aferição de pressão arterial e termômetros) devem ser limpos e desinfetados com álcool 70% após o uso.

-Utilizar EPI para evitar contato direto com fluidos corporais: máscara cirúrgica; protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental/jaleco, máscara padrão de segurança. (N95/PFF2/N99/N100/PFF3) para procedimentos geradores de aerossóis.

-Fornecer máscara cirúrgica à pessoa com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, ou pessoa que têm ou teve contato com o caso suspeito ou confirmado, e encaminhar para uma área separada ou sala de isolamento.

-Prevenir picadas de agulha ou ferimento por objetos cortantes; gerenciamento seguro de resíduos.

-Limitar procedimentos indutores de aerossóis (intubação, sucção, nebulização).

-Realizar desinfecção de equipamentos e limpeza do ambiente com solução de hipoclorito de sódio em pisos e superfícies dos banheiros.

-Descartar adequadamente os resíduos, segundo o regulamento técnico para gerenciamento de resíduos de serviços de saúde da Anvisa.

A garantia da saúde desses profissionais também está na certeza de que as equipes contam com os materiais necessários pra medidas de prevenção e controle, entre eles:

Máscara cirúrgica;

Máscara padrão de segurança N95/PFF2/N99/N100/ PFF3;

Protetor ocular ou protetor de face;

Luvas;

Capote/avental/ jaleco;

Sabão líquido;

Álcool em gel;

Álcool 70%;

Higienizantes para o ambiente;

Saco para descarte de resíduo contaminado.

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação da CoopernordesteCE

Com informações do Ministério da Saúde

Imagem: Reprodução

Compartilhe

Compartilhar

Curta e compartilhe nossas redes sociais