Campanha visa informar a população a respeito da condição e combater o preconceito
A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e de Saúde do Nordeste do Estado do Ceará (Coopernordeste-CE) também aderiu à campanha Abril Azul, que visa conscientizar a população sobre o autismo.
No dia 02 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é importante para informar sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combater a má informação e o preconceito com as pessoas que possuem essa condição.
Segundo a ONU, existem cerca de 70 milhões de pessoas no mundo com o espectro. 2 milhões somente no Brasil. A ciência ainda não explica a causa exata do autismo, mas alguns pesquisadores vinculam a uma predisposição genética e outros declaram que é causado por infecções durante a gestação.
O autismo pode ser caracterizado pela dificuldade de comunicação e linguagem, bem como atraso e anormalidades no desenvolvimento do comportamento social. Pessoas no espectro autista possuem uma excelente capacidade de realizar tarefas que para a maioria são complexas, assim como possuem dificuldade de exercer atividades consideradas fáceis para a maioria.
A Presidente da Coopernordeste-CE, Cristina Bandeira, enxerga como bastante importante essa campanha, uma vez que ainda existe muita desinformação a respeito do autismo. “É só trazendo a tona esse assunto que podemos fazer com as pessoas entendam melhor e, também, saibam lidar com quem tem autismo, já que compreendem mais como essa condição se caracteriza”.
Mão Amiga
Desde 2016, a Coopernordeste-CE possui uma parceria com Centro de Neurorreabilitação e Inclusão Social Mão Amiga, instituto que presta atendimento gratuito e a preços populares a crianças, adolescentes e adultos no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza.
Com a parceria, filiados da cooperativa prestam atendimento no Mão Amiga, que tem como foco principal atender crianças com deficiências físicas e/ou intelectuais, como as que possuem autismo. Atualmente, a entidade atende mais de 3 mil pessoas, impactando diretamente a vida de 4 mil famílias.
Texto: Assessoria de Comunicação Social da CoopernordesteCE
Imagem: Freepik