Campanha “Prevenir é Viver o Carnaval” conscientiza sobre sexo seguro também no carnaval
Fevereiro chegou e junto dele o Carnaval, nesse período de festejos a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e de Saúde do Nordeste do Estado do Ceará (CoopernordesteCE) alerta a todos sobre as precauções desse período festivo e reforça a importância do uso do preservativo nas relações sexuais ocasionais ou não. Lembrando que essa preocupação deve ser constante durante todo o ano e não apenas no carnaval.
O Ministério da Saúde chama a atenção do folião para o uso da camisinha no Carnaval com a campanha “Prevenir é Viver o Carnaval”. A campanha alerta sobre alto número de pessoas portadoras do vírus HIV no Brasil. São aproximadamente 112 mil brasileiros que não sabem que estão infectados e outros cerca de 260 mil que vivem com o vírus, mas não iniciaram o tratamento, aumentando o risco de propagação da doença.
Apesar de o principal foco continuar sendo a prevenção de HIV/AIDS, especialistas alertam para o risco de propagação de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sífilis.
O objetivo da Campanha é divulgar e incentivar o uso do preservativo independente do grau do amor pelo seu parceiro, primeiro se ame para depois amar o outro. Este ano, como novidade, serão realizadas diferentes manifestações musicais e distribuídos, gratuitamente, mais de 100 milhões de preservativos em todo o País. O foco é especialmente a faixa etária que menos usa camisinha, jovens entre 15 e 24 anos.
Texto: Assessoria de Comunicação da Coopernordeste-CE
Imagem: Reprodução