Publicado em 03/12/2021

Atualmente, mais de 850 pessoas aguardam na fila e, por conta da pandemia, o número de doadores caiu

De 14 a 21 de novembro é realizada a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. A data foi instituída através da Lei nº 11.930/2009, e pela proximidade com os festejos natalinos adotou como slogan "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula". A cooperativa ressalta a importância da data como oportunidade de cadastro para doação. Atualmente, mais de 850 pessoas aguardam na fila e, por conta da pandemia, o número de doadores caiu. 

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

Desde 1993, o Instituto Nacional do Câncer (INC), criou o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). De acordo com o Registro, neste ano foram realizados 355 transplantes (até novembro) por meio da doação não aparentada. A busca de doadores acontece simultaneamente no registro brasileiro e em outros registros do mundo. Da mesma forma, registros de outros países também realizam busca de doadores no Brasil. 

Apesar de possuir o terceiro maior banco de doadores do mundo, o Brasil carece de uma variação genética para haver maiores chances de compatibilidade entre as pessoas. A maioria dos inscritos no Redome são das regiões Sul e Sudeste e a chance de compatibilidade genética entre um doador e paciente é de uma em 100 mil. 

Quem pode doar 

Para realizar o cadastro no Redome, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, preencher uma ficha com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue com cinco ml para testes de compatibilidade. O cadastro ficará ativo até os 60 anos de idade do doador. 

Cadastre-se no Redome

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação Social da CoopernordesteCE

Imagem: Acervo CoopernordesteCE

Compartilhe

Compartilhar

Curta e compartilhe nossas redes sociais