A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e de Saúde do Nordeste do Estado do Ceará – CoopernordesteCE, visando alertar a população, vem informar sobre o Covid-19 (Corona vírus), prezando pela saúde como cooperativa que atua na área de saúde.
O fato é que o Coronavírus (COVID-19) já foi declarado como pandemia, oficialmente, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a CoopernordesteCE reconhece a relevância de cada profissional de saúde envolvido no controle do novo Coronavírus (COVID-19), e reitera seu especial agradecimento aos profissionais que, incansavelmente, atuam para assegurar a saúde a toda a população brasileira.
Faz-se necessário que as autoridades públicas sejam eficientes quando se trata de adotar nas unidades de saúde brasileiras, melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde desempenharem as suas atribuições com segurança para si próprio e para a população usuária.
Coronavírus no Ceará
Três pessoas foram confirmadas pela primeira vez com a doença, segundo boletim divulgado na noite deste domingo (15) pela Secretaria da Saúde do Estado. Os pacientes são pessoas que viajaram para o exterior nos últimos dias e tiveram a doença confirmada em diagnóstico realizado na volta ao Brasil.
Ainda conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, os pacientes têm quadro clínico estável e não estão em estado grave. Dois pacientes estão internados em um hospital particular em Fortaleza e outro, em isolamento domiciliar. Além dos três casos confirmados, há 84 notificações por suspeita da doença, conforme boletim divulgado neste domingo pela pasta estadual.
Recomendações para os profissionais de saúde:
• Realizar higiene das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material suspeito e antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
• Evitar exposições desnecessárias entre pacientes, profissionais e visitantes dos serviços de saúde.
• Estimular a adesão e adotar as demais medidas de controle de infecção institucionais e dos órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Anvisa e Secretarias de Saúde).
• Apoiar e orientar medidas de prevenção e controle para o novo Coronavírus (COVID-19).
• Reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).
• Manter-se atualizado a respeito dos níveis de alerta para intervir no controle e prevenção deste agravo.
• Estimular a Equipe de Enfermagem a manter-se atualizada sobre o cenário global e nacional da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), por meio de fontes de informação oficiais.
• Orientar e apoiar o uso, remoção e descarte de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da equipe de enfermagem de acordo com o protocolo de manejo clínico para a infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), conforme recomendação da Anvisa.
• Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e equipes assistenciais.
Recomendações para a população em geral
Todos os brasileiros devem estar atentos às orientações das autoridades sanitárias e colaborarem com o esforço de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19).
Destaca-se que medidas simples devem ser incorporadas à rotina diária das pessoas para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo Coronavírus (COVID-19). Entre as boas práticas estão:
• Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabonete ou preparação alcoólica, por pelo menos 20 segundos.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Cobrir boca e nariz com a dobra do braço ao tossir ou espirrar ou utilizar um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies de uso comum tocados com frequência.
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.
Texto: Assessoria de Comunicação da CoopernordesteCE
Imagem: Freepik/Reprodução