Na "Semana da Enfermagem" a CoopernordesteCE homenageia esses profissionais essenciais
Em meio a crise na saúde mundial devido a pandemia do Covid-19, os profissionais de saúde tem sido destaque na linha de frente, dentre eles, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nessa "Semana da Enfermagem", que começa hoje, dia 12 e vai até o dia 20 de maio, a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e de Saúde do Nordeste do Estado do Ceará – CoopernordesteCE, destaca o esforço e o comprometimento desses profissionais, não apenas na luta contra o coronavírus, mas diariamente no exercício de sua profissão.
Em nome da diretoria da CoopernordesteCE, Cristina Bandeira, presidente da cooperativa, destacou a atuação de todos os enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde. “O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência.”.
Dia da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).
Origem do Dia Internacional da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.
O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
Texto: Assessoria de Comunicação da CoopernordesteCE
Imagem: Reprodução