Ontem, dia 13 de outubro, foi comemorado o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, profissionais que, através das mãos são capazes de modificar a vida das pessoas, superando barreiras. Habilitado na construção do diagnóstico de distúrbios cinéticos funcionais, referente aos músculos-esqueléticos do corpo e à coordenação motora, esses profissionais, têm como objetivo, restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente.
Diante dessa data a diretoria da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Enfermagem e de Saúde do Nordeste do Estado do Ceará – CoopernordesteCE parabeniza a todos os cooperados profissionais dessas áreas, fazendo questão de homenageá-los.
Curiosidades
As técnicas usadas por estes profissionais de fisioterapia são empregadas desde a antiguidade, com indícios de uso descobertos em cerca de 2698 a.C., na China. No fim do século XVII, as guerras na Europa começaram a produzir um número cada vez maior de pacientes e, a partir daí, sentiu-se a necessidade da formação de profissionais específicos para a área de reabilitação e, com isso, nasceram os primeiros cursos de Fisioterapia.
A Terapia Ocupacional como ciência interdisciplinar e método de tratamento sistematizado nasceu na 2ª metade do século XVIII. Philippe Pinel (1745-1826), médico psiquiatra francês, teve conhecimento das experiências asilares em Espanha levadas a efeito pelas ordens religiosas e ficou impressionado com os resultados obtidos com os doentes mentais. Dedicou-se ao estudo destas doenças e pacientes e à formulação de uma teoria e método de tratamento que são o fundamento atual da profissão.
Tornar o movimento corporal benéfico à saúde é o desafio
Fisioterapia – O movimento corporal pode trazer benefícios ou prejudicar o nosso organismo. Torná-los corretos e saudáveis através da reeducação postural é o desafio do fisioterapeuta. O profissional realiza pesquisas e trabalha diretamente com a saúde do corpo para oferecer independência motora e qualidade de vida aos clientes.
Além de prevenir problemas de postura, o fisioterapeuta é responsável por auxiliar na recuperação de pessoas que sofreram acidentes e portadores de distúrbios cardíacos, neurológicos e respiratórios. O profissional também atua junto às pessoas com deficiência, idosos, crianças e gestantes.
Terapia Ocupacional – É uma área relacionada com o estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar essas tarefas, garantindo assim seu bem-estar e independência. Vale destacar que o terapeuta ocupacional tem que lidar com pessoas com dificuldades no desempenho de tarefas simples, sendo fundamentais paciência e amor pela área escolhida.
Ambas são fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar da população em geral. Sendo assim, nada mais justo que homenagear esses importantes profissionais todos os anos.
A Lei
O dia 13 de outubro, data de criação das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, já é tradicionalmente comemorado pela categoria. No entanto, no início de 2015, por meio da Lei nº 13.084/2015, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União, no dia 9 de janeiro, fica estabelecido o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, a ser celebrado, anualmente em todo o território brasileiro.
A nova Lei surgiu com a aprovação do PL 5564/09, da Deputada Gorete Pereira. A parlamentar é formada em Fisioterapia e traz, entre suas propostas, projetos diretamente relacionados às profissões. O trabalho desenvolvido pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO também contribuiu para a conquista ao fornecer materiais que subsidiam as propostas, quando necessário. A CAP também acompanha outros 191 projetos de lei.
É mais uma conquista destes profissionais, reforçando o crescimento e o reconhecimento das profissões perante a sociedade.
Texto: Assessoria de Comunicação da Coopernordeste-CE
Arte: Acervo Coopernordeste-CE